domingo, 20 de dezembro de 2009

DATAFOLHA coloca Dilma disparada na frente de Serra - mas você NÃO VAI ler isso na FOLHA...




O Datafolha acaba de lançar, na edição do jornal FOLHA DE S.PAULO deste domingo, a última pesquisa do ano para presidente. E vc vai ler lá e em vários blogs e sites de notícia que Dilma fez 23% e está alcançando Serra, com 37%.

Mas será mesmo?

Como são feitas as pesquisas
São duas maneiras: em uma delas, a estimulada, o entrevistador chega pras pessoas e mostra uma lista de candidatos. São nomes que estão aparecendo na mídia, que já se lançaram candidatos ou que o Datafolha quis colocar lá. Nesse tipo de pesquisa é mais comum os nomes mais conhecidos saírem na frente - e não se esqueça que Serra já foi candidato a presidente e hoje governa o estado mais populoso do país.

Mas existe outro método, a espontânea, em que o entrevistador simplesmente pergunta e o entrevistado diz o que lhe vier à cabeça. E essa é a que interessa - porque, na urna, ninguém vai estar com listinha de nomes pra ajudar. O voto é espontâneo.

Vamos ver o resultado da pesquisa espontânae desse Datafolha feito entre 14 e 18 de dezembro:




O que esse quadro mostra? Antes de mais nada, olha que legal a manipulação da FOLHA: mesmo Serra aparecendo empatado com Dilma, nos 8%, o jornal coloca Serra na frente... Mas vamos ver os outros dados.

Lula aparece com 20%, disparado na frente. Sabemos que ele não pode ser candidato, mas isso demonstra uma preferência pelo presidente. Quando elas souberem que Lula não é candidato, mas apoia Dilma, em quem votarão?

Dilma, que nem candidata é e só apareceu até hoje como ministra, já surge com 8%, empatada com o tal governador do maior estado do país que já concorreu a prefeito, governador, presidente etc. Nada mal mesmo! Mas tem mais.

Candidata do Lula aparece com 3%. Detalhe, candidata. Óbvio que as pessoas se referem à Dilma, mesmo não lembrando/sabendo seu nome. Mas a FOLHA separa os índices, pra Dilma não ficar com 11% e ultrapassar Serra... Legal, né? Mas tem ainda mais.

No PT/candidato do PT, qualquer que seja, aparece mais 1%. Ou seja, Dilma vai pra 12% na espontânea. Se somarmos os 20% que votam em Lula, chega a 32%.

Serra, fora os seus 8%, pode contar com os 3% de Aécio mais 1% de Alckmin. Não há intensão de voto em "Candidato do FHC" e nem em "Candidato do PSDB". O que dá 12%

Ou seja, ESSE é o real resultado da pesquisa Datafolha: Dilma 32% disparada na frente de Serra 12%.

Mas você não vai ler isso na FOLHA...


2 comentários:

O menino cor-de-rosa disse...

Oi Deco, abre gadgats para seguidores no seu blog!

abraços,

Unknown disse...

Olá bem como eu não acredito muito nessas pesquisas,primeiro não conheço ninguém que já participou de alguma, segundo nunca participei também.Mas tenho que admitir que no PT nunca mais eu voto, votei duas vezes na primeira, quando a Marta foi eleita prefeita de São Paulo, e acabou com a cidade.Depois no nosso atual presidente em seu primeiro mandato, concordo que ele fez algumas coisas boas, porém em outros aspectos ele perdeu suas chances no meu voto.Sou bem mais Serra, que está sendo um bom governador pra SP, e acredito que será um bom presidente para o Brasil. Nossa falei demais.rsrs.

Aproveitando parabéns pelo blog.