quarta-feira, 7 de julho de 2010

Escola Jovem LGBT vai ao cinema


Galera da Escola Jovem LGBT: juventude colorida

No último domingo, dia 04 de julho, os frequentadores do shopping Iguatemi de Campinas foram surpreendidos por uma explosão de diversidade. Na entrada do cinema, duas meninas aguardavam a sessão, aos beijos. Ao lado, um jovem trans escolhia qual dos astros da saga Crepúsculo iria fotografar, enquanto meninos gays andavam pela praça de alimentação de mãos dadas. Uma travesti comprava pipoca e uma drag queen namorava... outra drag queen.

Lilicas aos beijos: diversidade

Foi a primeira ida dos alunos da Escola Jovem LGBT ao cinema. A sessão do filme "As Melhores Coisas do Mundo" foi oferecida pela equipe da diretora Laís Bodanski, que frequentemente divulga a película em escolas. E esta não poderia ter sido mais apropriada: a história trata de homossexualidade, homofobia na escola, bullying, texting e ativismo juvenil e estudantil. E ainda contava com o ator Fiuk, o ídolo adolescente da vez.
Fiuk: mobilizando a juventude LGBT

"Ficamos muito contentes da Laís ter incluído a Escola Jovem no seu Projeto Escola", comentou Deco Ribeiro, diretor da Escola Jovem LGBT. "Muitos alunos nunca haviam pisado no Iguatemi, muito menos ido ao cinema. Os alunos de vídeo, particularmente, gostaram muito."

Um desses foi o jovem Max Rodrigues, de 14 anos. "Eu achei que o filme foi dez. Mas faltou um E-jovem lá naquela escola pra acabar com os homofóbicos", afirmou ele, que é presidente do Grupo E-jovem em Campinas. "Aloka!"


Só na pipoca: gurizada LGBT lotou o fundão do cinema...

... e fez o fervo, para desespero do projetista

A drag queen Isis Lahfonttyni, que dá aulas de dança na Escola, achou o passeio importante. "É bom os alunos verem que mais gente recrimina o preconceito e que não é só na Escola que lutamos para deixar claro que ser gay não é doença nem anormalidade. Isso os empodera ainda mais." Ao lado de sua namorada, a também drag queen Shane, ela atraía os olhares de todos. Drag com drag é o quê? "Acho que somos lésbicas," disse Ísis, sorrindo.

Ísis e sua namorada Shane: lésbicas?

Definitivamente, foi um domingo diferente para muitas famílias campineiras... =D

Nenhum comentário: