O ninja Paulo Claro ensina jovens gays a se defender de ataques
A Escola Jovem LGBT volta às aulas nesse sábado inovando mais uma vez. Dando sequência aos seus cursos de Expressão Gráfica (Criação de Fanzines), Expressão Artística (Dança) e Expressão Cênica (WebTV), o Ponto de Cultura do E-jovem traz agora, pela primeira vez no Brasil, o curso de Defesa Pessoal LGBT.
De acordo com o professor Paulo Claro, que dá aulas de ninjutsu e se voluntariou a dar aulas na Escola Jovem LGBT, o curso é basicamente um curso de sobrevivência urbana. "Muitos dos que atacam os homossexuais o fazem esperando uma fragilidade, como os que atacam mulheres," explica ele. "O que vamos ensinar é como escapar de agarramentos, como impedir de ser agredido e como controlar o nervosismo." Ainda segundo o professor, os alunos terão aulas também de como imobilizar e desarmar um agressor, se preciso.
Para Deco Ribeiro, diretor da Escola, essa formação é essencial para esses jovens gays e travestis que, muitas vezes, passam a noite toda na rua, vulneráveis a toda sorte de homofobias. "O mais interessante é ensinar esses jovens gays e travestis como não se meter em enrascadas," afirma. "Se nós mesmos não nos cuidarmos, quem cuidará?"
O curso é gratuito e será oferecido todo sábado, das 10h ao meio-dia, na Escola Jovem LGBT: Rua José Camargo, 382 - Nova Europa - Campinas. Mais informações pelo telefone (19) 3307-3764, pelo e-mail escola@e-jovem.com ou no site http://www.e-jovem.com/.
Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás!
Um comentário:
Nossa achei muito boma a idéia, pena que trabalho no sábado até a 13h, s não eu faria com certeza! =/
Postar um comentário