terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Escola gay resgata a história LGBT com o balé STONEWALL


Escola Jovem resgata a história LGBT

Primeira escola gay monta espetáculo de dança sobre a revolta de Stonewall

No próximo domingo, 19 de dezembro, acontecerá a apresentação de formatura do Ballet Stonewall, a primeira turma de Dança do Ponto de Cultura E-jovem - Escola Jovem LGBT.

O espetáculo, também intitulado "Stonewall", conta a história do amor de um jovem policial e uma garçonete travesti, que lutam contra o preconceito e a homofobia em meio aos acontecimentos históricos de junho de 1969. Nessa data, a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) de Nova York se rebelou contra a intolerância policial e iniciou os protestos que deram origem às Paradas Gays de hoje.

“Esse foi, sem sombra de dúvida, o momento mais marcante da história LGBT,” explica Deco Ribeiro, diretor do Ponto de Cultura. “E remete a um momento parecido com o que estamos vivendo hoje, de enfrentamento homofóbico quase que diário, principalmente nas ruas de São Paulo. Precisamos resgatar o sentimento que deu início ao nosso movimento.”

Toda a apresentação foi uma criação dos alunos da Escola Jovem LGBT, orientados pela bailarina Bruna Baby. O espetáculo contará com diversos estilos, do balé clássico à dança contemporânea, e será exclusivo para convidados. Não haverá cobrança de ingresso. Convites podem ser retirados diretamente na Escola ou por meio do site www.e-jovem.com, até o dia 18/12 ou até que sejam esgotados.

O Ballet Stonewall começa sua turnê pelo Rio de Janeiro, em 2011, e está aberto a convites para se apresentar em outras cidades do pais. Segundo Ribeiro, é importante espalhar a mensagem do espetáculo, de que juntos somos mais fortes. “Conhecer a própria história fortalece a comunidade gay,” afirma.

O grupo de dança foi criado em outubro deste ano por alunos e professores do curso de Dança do Ponto de Cultura E-jovem - Escola Jovem LGBT. O Ponto de Cultura integra a rede de pontos do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, e foi o único de temática LGBT selecionado para receber financiamento da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. A Escola Jovem LGBT recebeu em 2010 o Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, na categoria Educação, oferecido pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.


SERVIÇO:


Escola Jovem LGBT apresenta “Stonewall”, com o Ballet Stonewall
Dia 19 de dezembro de 2010, às 16h
Teatro Sia Santa - R. Sebastião Paulino dos Santos, 20, Pq. Sta. Bárbara – Campinas/SP

Direção Artística: Profa. Bruna Baby
Bailarinos: Juana Camp, Anderson Arruda, Saraivetty Close Beauty e Bruna Baby
Figurino e Participação Especialíssima: Lohren Beauty
Direção de Som e Vídeo: Prof. Fábio Silva
Design Gráfico do Libreto: Turma 2010 do curso de Fanzine da Escola Jovem LGBT, sob a direção do Prof. Breno Queiroz
Direção Cultural: Deco Ribeiro
Apoio Cultural: Sociedade Cultural Teatro Sia Santa

MAIS FOTOS:

Um comentário:

CANAL GLITTER disse...

Olá Deco tudo bem?

Foi com muita satisfação que "descobri" seu blog, a Escola Jovem LGBT, o e-jovem.
Tenho lido bastante material referente ao trabalho de vocês e estou encantado.

Meu nome é Emílio, eu sou diretor de teatro e eu desenvolvo um trabalho com meninos e meninas de 12 a 14 anos.
É uma tentativa de desconstruir artisticamente essa coisa do gay/hetero, feminino/masculino e principalmente valorizar a cultura produzida pelos LGBTs.
Desde quando descobri o trabalho da Escola Jovem LGBT temos trazido materias de jornais, do e-jovem para aprender com o trabalho de vocês.

Quando tiver mais apresentações, posta aqui, porque vamos fazer de tudo pra sair daqui pra ir ver o trabalho de vocês!

Abraço

Ocorreu um erro neste gadget