quinta-feira, 3 de março de 2011

Movimento Gay sem gays [2]

Toda gay é gay
No meu artigo anterior eu questionei o fato de os gays, os homossexuais masculinos especificamente, estarem sendo desprezados em prol das identidades LGBT mais femininas. E legal que as pessoas se identificaram com o texto. Esse é um assunto sensível e muitos gays têm receio de tocar no assunto e serem tachados de 'porcos chauvinistas'.

Por isso que eu resolvi continuar o assunto.

Gente, não tem coisa MAIS babaca do que falar que os gays são machistas e oprimem as identidades femininas no movimento. Só porque em todo lugar tem muito mais gay do que as outras letras??

Eu participo do movimento há mais de 10 anos - e sei o CUSTO que é pras meninas (lés e bis e trans) participarem. Não porque a gente não deixa, mas pq elas não vêm. Vejam a Escola LGBT, por exemplo. Fizemos inscrição agora. Um mooonte de gay e UMA lésbica. Na véspera da Parada de Campinas sempre há dois grandes eventos: um aberto a todos e um só de lésbicas. O aberto, dá mais de 3 mil pessoas, quase todos gays. No de lésbicas, mal bate uma centena. O que acontece?

Pode ser que a própria repressão da sociedade - que coloca o espaço público, da rua, como espaço masculino e o espaço feminino restrito ao privado, de dentro de casa - contribua com isso. Mas é injusto jogar nos gays a culpa. Afinal, gays também sofrem muito com o machismo. A própria homofobia é prima-irmã do machismo: se o macho é o elemento que tem mais valor (ou o único a ter valor), como que esses 'viados' OUSAM abrir mão de sua masculinidade?? Porrada neles!

Pesquisas da UNESCO, do Population Council, de toda parte, sempre concluem que os meninos héteros são os mais preconceituosos e que meninos gays são os que mais sofrem preconceito - geralmente na mão desses meninos HT. Um desses relatórios, realizado em Campinas e publicado até nos EUA, é bem explícito: "Garotos que fazem sexo com outros garotos deveriam ser um grupo prioritário em TODAS as ações de prevenção no país. A homofobia da sociedade é o que mais impede esses jovens de acessarem os serviços públicos de saúde e prevenção. Lutar para aumentar a aceitação dessa população é urgentemente necessário.”

E o que se faz a respeito da proteção específica a jovens gays? Nada. Porque falar só de gays é 'machismo', é oprimir as identidades femininas e blablablá.

Bullshit.

Por isso estou declarando aqui que parte da minha militância, a partir de agora, será dedicada exclusivamente aos homens gays. Com uma atenção especial à juventude, claro, mas com ênfase no G do LGBT. Pretendo me dedicar a fortalecer a Abragay, a Associação Brasileira de Gays, e a criar movimentos gays em todas as cidades possíveis, para dar conta das questões que atingem especificamente os homossexuais masculinos.

E o engraçado é que a principal opressão aos gays é o machismo - logo, minha militância será bem feminista, só pra calar a boca de quem já está vendo chauvinismo em minhas palavras... rsrs! Claro que cada um combate o machismo à sua maneira - e eu tenho a minha.

Mas uma das primeiras coisas que temos que reconquistar é um dia para celebrar o lado GAY da vida! =D

Opiniões, críticas, comentários? Alguma sugestão de data? =9

2 comentários:

Luiz Modesto disse...

Deco, gostei...
Realmente da "medo" de abrir a boca para falar de direitos G em certos espaços.
Conte com a gente nessa!
Abraços e parabéns por trazer o assunto para o dia.

Jailton disse...

Não, sei... To bem por fora dos movimentos de militancia.. Mas eu acho que tem muita relação mesmo com o que você disse. Ta o machismo oprimindo todo mundo, dai os gays por serem homens podem ficar taxados de opressores, de quererem mandar (por serem, inclusive, homem)... Dai as demais letrinhas vao brigando por seus lugares de "direito" os gays vão se permitindo dissolver na conversa...