quarta-feira, 19 de maio de 2010

19 de maio - I Marcha LGBT

Todas juntas contra a homofobia

Um ônibus cheio de jovens LGBT acaba de chegar a Brasília. Organizado pelo Fórum Paulista da Juventude LGBT, ele vai cheio de adolescentes e jovens gays, bissexuais, lésbicas, travestis, transexuais e drag queens. É de manhã, mas as drags já estão montadíssimas. Lohren Beauty sofre para acertar o desenho de sua sobrancelha no busão em movimento.

É que hoje está acontecendo em Brasília a I Marcha LGBT. Convocada por mais de 237 organizações da sociedade civil - entre elas o E-jovem, a Abragay, o PCdoB, a UJS e o Fórum Paulista da Juventude LGBT, dentre tantas outras - mas gestada por todo o movimento há anos, a ideia é sair um pouco do esquema Parada e ocupar a Esplanada nos moldes do MST, dos sindicalistas, estudantes etc, com exigências claras: contra o fundamentalismo religioso e pela aprovação das leis emperradas no Congresso (PLC 122 e União Civil)

Acho ótimo. A disputa pelo poder envolve a ocupação de espaços e, se o poder maior está em Brasília, temos SIM que nos concentrar lá periodicamente. A homofobia não tem diminuído (ao contrário do que diz a Veja...), os avanços que temos conseguidos ainda são pontuais e precisam ser universalizados. Pesquisas recentes apontam que apenas 2% dos municípios do país tem alguma política voltada aos LGBT. Nesses 2% de municípios, felizmente, vivem 20% da população - mesmo assim, a grande maioria ainda é deixada à própria sorte, principalmente nos municípios menores e do interior.

Marchar é bom e colocar claramente nossas demandas, melhor ainda. Mas enquanto as leis correm no Congresso, precisamos agir naquilo que podemos interferir. E essa ação deve ser reforçada na fiscalização das ações do Plano Nacional LGBT, lançado pelo Governo no ano passado. O que já foi implantado? Quais os prazos? A quais órgãos compete cada ação? Depende só do governo federal? Que ações podem (e devem) ser levadas aos estados? E aos municípios?

Por exemplo, em Campinas já pegamos as ações nacionais de Saúde do Plano e estamos trabalhando, junto ao Conselho Municipal de Saúde, na implantação delas na cidade.

Se todo mundo fizesse isso, com certeza o futuro que tantos desejamos chegaria bem mais rápido...!

Então, galera, boa Marcha!! Mas mão na massa depois! =D 
  

Um comentário:

Endim Mawess disse...

estava vendo um video no blog do fabricio e ouvi falar da sua escola até fiz um comentario engraçado mas quero que você saiba que foi com todo respeito, até porque é uma iniciativa unica.