sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Vai melhorar

Suicídios gays: no Brasil, 3 POR DIA

"Eu nem consigo imaginar o que é ser importunado apenas por ser gay. Deve ser duro. Mas acredite, vai melhorar."

Quem disse essas palavras foi o presidente dos EUA, Barack Obama, hoje. O vídeo foi gravado como parte de uma campanha, "It Gets Better", destinada a alertar a sociedade americana para o dramático problema do bullying - principalmente contra adolescentes e jovens homossexuais.

Aqui no Brasil, o assunto foi notícia no Jornal Nacional e com certeza vai repercutir, gerar algum debate por aqui. Veja a matéria:



Para o Grupo E-jovem, nada disso é novidade. Há anos que a gente vem divulgando que muitos jovens não resistem à pressão. São inúmeros os relatos que chegam até a gente, de jovens que estão pensando em se matar, ou que já tentaram ou que desistiram de se matar depois que acharam o nosso site ( e COMO é bom ouvir isso!). A propósito, o assunto foi tema de dois grandes artigos no site do grupo, "Genocídio gay" e "Assassinatos sociais". Recomendo a leitura. Lá, chegamos à conclusão, a partir de análises de situações semelhantes nos EUA e na Europa, que aproximadamente 3 adolescentes e jovens LGBT se matam por dia no Brasil.

Tomara mesmo que as mortes nos EUA levantem algum debate aqui. Há algum tempo, o programa Profissão Repórter, da Rede Globo, numa matéria sobre educação, topou sem querer com um caso de suicídio de adolescente gay. Mas a coisa passou batido.

Chega, né?

Vou dar um toque no Chesller pra que o E-jovem retome essa bandeira com mais força. Quem topa ajudar?

Nenhum comentário: