sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Campinas terá Plano Municipal de Saúde LGBT

Que saúde!!

O Conselho Municipal de Saúde de Campinas aprovou nessa quarta-feira, 24, a criação de um grupo de trabalho para a formulação de um Plano Municipal de Atenção à Saúde Integral da População LGBT. O plano campineiro deve seguir as diretrizes aprovadas por unanimidade, em novembro de 2009, pelo Conselho Nacional de Saúde. A coordenação do GT ficará a cargo de Deco Ribeiro, conselheiro municipal de saúde e membro da Mesa Diretora do Conselho.

"Foi uma noite de vitórias," comemorou Deco. "Convocamos a prefeitura a apresentar os programas voltados à população LGBT e, como esperado, só o Programa Municipal de DST/AIDS se manifestou. Isso ressaltou ainda mais a necessidade de criarmos um plano que envolva toda a Secretaria de Saúde . Afinal, gay não está sujeito só ao HIV."

Além da apresentação da prefeitura, o GRUPO E-JOVEM também apresentou seu projeto de formação de Agentes Jovens de Saúde LGBT (A-jovens), o Galera E-jovem. Vários Agentes Jovens do E-CAMP estiveram presentes, fazendo uso do microfone e tudo.

 
Vinícius Saraiva (centro) e outros Agentes Jovens de Saúde LGBT

O jovem Vinícius Saraiva, de 16 anos, foi ao microfone denunciar a falta de preparo dos médicos ao atender adolescentes gays nos postos de saúde. E a travesti Bruna Baby, 20, reclamou que já pediu várias vezes para ser atendida por seu nome social, mudando inclusive seu cartão do SUS, sem sucesso. Eles distribuíram aos conselheiros cópias do fanzine "Juventude & Sexualidade", produzido no Galera E-jovem.

O grupo de trabalho será composto por usuários do SUS, trabalhadores da saúde e gestores da Secretaria de Saúde e analisará propostas do Plano Nacional de Saúde da População LGBT, da Conferência Nacional LGBT, das Conferências LGBT de Campinas e da Conferência Nacional da Juventude LGBT. A iniciativa teve todo o apoio da Secretaria de Saúde de Campinas.

Comentário do Deco: Arrasamos!! Fomos nós que pedimos a pauta e a reação dos conselheiros e dos gestores foi muito receptiva. Agora é trabalhar!! =D
   

Nenhum comentário: