quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

13 de Fevereiro - Dia das Mães e Pais de LGBT

13 de Fevereiro:
Parabéns, mãe! =D

Pouca gente sabe, mas desde 2005 jovens gays de todo o Brasil dedicam um dia especial a seus pais e mães: é o dia 13 de fevereiro, Dia das Mães e Pais de LGBT. Manda a tradição entregar uma rosa amarela a cada um dos pais - se eles souberem da orientação do filho, a data é comemorada abertamente, com mais presentes e conversas sobre o tema.

Mas o legal é quando o pai ou a mãe não sabem ainda que são pais de um menino gay, de uma menina lésbica, e recebem a rosa mesmo assim. "Por que isso?", perguntam. E os filhos respondem: "Um dia você vai saber..."

Essa tradição começou num de nossos encontros do Grupo E-jovem em Campinas. O tema era a relação entre pais e filhos gays e lés e mais de 20 pessoas foram na nossa sede conversar. E o melhor é que tínhamos um pai e duas mães junto com a gente.

Foi um longo bate-papo sobre suas descobertas e de como lidaram (e ainda lidam) com o fato de seus filhos serem diferentes. Falamos de família, de preconceito (que, todos concordaram, é fruto da ignorância, da falta de informações que muitos pais têm sobre o que é homossexualidade, o que é ser homossexual), de rótulos, de amor, de respeito. O povo fez várias perguntas aos pais, que procuravam responder da melhor maneira possível.

Os pais depois declararam que se sentiram ótimos encontrando outros pais e mães de LGBT. Pois, geralmente, a vida de um pai de gay ou uma mãe de lésbica é muito solitária. Os filhos encontram certa facilidade de entrar na internet e encontrar seus semelhantes, formar grupos e tals, mas os pais se fecham e não conseguem conversar sobre esse assunto com os amigos, os parentes, os colegas de trabalhao... Muitos nem comentam com o marido ou a esposa. O armário dos pais de gays é mais fundo que o nosso e encontrar outra pessoa que passa pelo que eles passam, que os compreende, pra eles não tem preço.

E foi assim.

Então não se esqueça: No próximo dia 13 de fevereiro, dê uma rosa amarela para sua mãe e para o seu pai. Eles podem não saber (ainda) por que estão recebendo, mas você sabe por que está dando: porque você os ama e espera que eles te amem do jeitinho que você é, gay, lésbica, travesti, transexual ou bissexual. Quem sabe a rosa já não seja um pretexto pra começar uma loooonga conversa...?

E se você pertence a algum grupo, junte a galera e celebre a data junto com suas mães e pais - eles merecem! E vão adorar a homenagem.

Nenhum comentário: